ASCOM – Prefeitura de Jequiá da Praia
As famílias que residem às margens do Rio Jequiá participaram de uma reunião com o prefeito Marcelo Beltrão, na tarde de quinta-feira (12), onde foram discutidas as reivindicações das famílias e assuntos relacionados às obras do conjunto residencial que vai beneficiar as famílias.
Durante a reunião, que contou com a participação de secretários municipais, vereadores e representantes do Incra, o prefeito Marcelo Beltrão relatou às 29 famílias as dificuldades encontradas no decorrer dos quatro anos de luta para a construção do residencial.
“A construção deste residencial teve início em 2010, quando firmamos a parceria com o Incra. A prefeitura doou o terreno e o Incra iria começar a construção, mas esbarrou em uma série de intempéries. Entretanto faltava a licença ambiental do ICMBio, que só autorizaria o início das obras caso a prefeitura fizesse o acesso. Em 2011 nós construímos o acesso ao local, com a pavimentação das ruas até a entrada. Em seguida, o terreno foi invadido por um grupo de trabalhadores sem-terra. Após a reintegração de posse, houve uma depredação do que já havia começado a construir no local e somente no ano passado as obras, enfim, tiveram início em regime de mutirão“, explicou o prefeito aos presentes na reunião, ressaltando que a entrega do conjunto é de responsabilidade do Incra.
Ainda segundo Marcelo Beltrão, as famílias reivindicaram a mudança para as moradias já prontas no conjunto, mesmo com o restante das obras em andamento, e a prefeitura decidiu viabilizar a mudança das famílias. “Diante dos pedidos daquelas famílias que já sofreram tanto, a prefeitura se comprometeu, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jequiá da Praia, que vai implantar o abastecimento de água no conjunto e, assim que estiver pronto, as famílias farão a ocupação precária. Por outro lado, o Incra se comprometeu a viabiliza junto a Eletrobras a instalação da rede elétrica“, completou o prefeito.
Também durante a reunião, o Incra se comprometeu a doar cestas básicas às 29 famílias durante os próximos três meses e garantiu a entrega do residencial em sessenta dias.
“A reunião foi importante para que as famílias pudessem esclarecer todas as dúvidas em relação ao residencial de forma oficial, já que muitas informações desencontradas vieram à tona nos últimos dias. A prefeitura, através de todas as secretarias, vem dando o suporte necessário à família das vítimas e vai continuar apoiando os moradores daquela região, que sempre foram prioridade no cadastro para receberem as casas“, finalizou o prefeito Marcelo Beltrão.
Participaram da reunião, além do prefeito e representantes do Incra, os secretários de Assistência Social, Domício Junior, de administração, César Jr., de Cultura e Eventos, Ricardo Curvelo, Infraestrutura e Obras, Isaque Rodrigues, representantes da secretaria de Saúde, o diretor do SAAE, Napoleão Martins e representantes da Câmara Municipal, vereadores Salomão Barbosa, Sergio Cursino, Cialex Azarias e Manoel Carvalho.