Prefeito se reúne com família e explica situação de conjunto residencial
Conteúdo publicado por Divulgação em: 15/03/2015 às 19:02h.
Compartilhe com mais pessoas

ASCOM – Prefeitura de Jequiá da Praia

As famílias que residem às margens do Rio Jequiá participaram de uma reunião com o prefeito Marcelo Beltrão, na tarde de quinta-feira (12), onde foram discutidas as reivindicações das famílias e assuntos relacionados às obras do conjunto residencial que vai beneficiar as famílias.

Durante a reunião, que contou com a participação de secretários municipais, vereadores e representantes do Incra, o prefeito Marcelo Beltrão relatou às 29 famílias as dificuldades encontradas no decorrer dos quatro anos de luta para a construção do residencial.

A construção deste residencial teve início em 2010, quando firmamos a parceria com o Incra. A prefeitura doou o terreno e o Incra iria começar a construção, mas esbarrou em uma série de intempéries. Entretanto faltava a licença ambiental do ICMBio, que só autorizaria o início das obras caso a prefeitura fizesse o acesso. Em 2011 nós construímos o acesso ao local, com a pavimentação das ruas até a entrada. Em seguida, o terreno foi invadido por um grupo de trabalhadores sem-terra. Após a reintegração de posse, houve uma depredação do que já havia começado a construir no local e somente no ano passado as obras, enfim, tiveram início em regime de mutirão“, explicou o prefeito aos presentes na reunião, ressaltando que a entrega do conjunto é de responsabilidade do Incra.

Ainda segundo Marcelo Beltrão, as famílias reivindicaram a mudança para as moradias já prontas no conjunto, mesmo com o restante das obras em andamento, e a prefeitura decidiu viabilizar a mudança das famílias. “Diante dos pedidos daquelas famílias que já sofreram tanto, a prefeitura se comprometeu, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jequiá da Praia, que vai implantar o abastecimento de água no conjunto e, assim que estiver pronto, as famílias farão a ocupação precária. Por outro lado, o Incra se comprometeu a viabiliza junto a Eletrobras a instalação da rede elétrica“, completou o prefeito.

Também durante a reunião, o Incra se comprometeu a doar cestas básicas às 29 famílias durante os próximos três meses e garantiu a entrega do residencial em sessenta dias.

A reunião foi importante para que as famílias pudessem esclarecer todas as dúvidas em relação ao residencial de forma oficial, já que muitas informações desencontradas vieram à tona nos últimos dias. A prefeitura, através de todas as secretarias, vem dando o suporte necessário à família das vítimas e vai continuar apoiando os moradores daquela região, que sempre foram prioridade no cadastro para receberem as casas“, finalizou o prefeito Marcelo Beltrão.

Participaram da reunião, além do prefeito e representantes do Incra, os secretários de Assistência Social, Domício Junior, de administração, César Jr., de Cultura e Eventos, Ricardo Curvelo, Infraestrutura e Obras, Isaque Rodrigues, representantes da secretaria de Saúde, o diretor do SAAE, Napoleão Martins e representantes da Câmara Municipal, vereadores Salomão Barbosa, Sergio Cursino, Cialex Azarias e Manoel Carvalho.