Projeto Fortalecendo o Sistema de Garantias dos Direito da Criança e do Adolescente de Alagoas é realizado em São Miguel dos Campos
Realização de Capacitação para Conselheiros Tutelares e atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas torna essa ferramenta muito importante para a sociedade alagoana.
Conteúdo publicado/enviado por: Com a REDAÇÃO em: 05/05/2023 às 12:30h.
Compartilhe com mais pessoas

O presente Projeto visa o Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas, por meio da realização de formação continuada para atores do SGD de Alagoas, reunindo os Conselheiros Tutelares do mandato de 2020 a 2023 dos 102 municípios alagoano, atores responsáveis pela proteção e garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes.

O Projeto tem como objetivo fortalecer os atores do sistema de garantia de direitos e serão desenvolvidos de forma descentralizada, distribuído em 03(três) polos regionais no estado abrangendo os 102 municípios alagoanos.

Também compreende a execução de formação continuada tendo como proposta geral o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente com ênfase na defesa dos direitos. De modo geral, este trabalho propõe uma metodologia inovadora voltada à formação e pesquisa, à identificação, monitoramento e análise da operacionalização do Estatuto da Criança e do Adolescente fortalecendo principalmente a atuação dos Conselhos Tutelares articulados aos demais segmentos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Alagoas, além da sensibilização para o uso e operacionalidade do SIPIA Conselho Tutelar pelos 116 Colegiados de Conselhos Tutelares no estado de Alagoas.

O evento teve fomento com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania através da Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, com recursos de emenda parlamentar da Deputada Federal Tereza Nelma.

Palestrantes do Evento: Conselheira Tutelar por Maceió Região VI e Assistente Social Veraleide Nazaré, Assistente Social, Representante da Casa da Mulher Alagoana Poliana Alves, Professor e Membro Titular do Comitê Gestor SIPIA AL, Vice-Presidente do FEACECTAL Arquimedes Washington.

Participantes do evento: Presidenta do Fórum Estadual Associado de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas Jailda Morais, Vice Presidente Arquimedes Washington, 1º Tesoureiro e Conselheiro Tutelar por marechal Deodoro João Paulo, Presidenta do CMDCA Marlene Antônia, Presidenta da Associação Pestalozzi São Miguel dos Campos Viviane Santana, Coordenadora Municipal do CRAS Ângela Katia, Diretor Municipal da Guarda Civil Robson, Articulador Municipal do Selo UNICEF Amauri Santos, Coordenadora Municipal do NUCA Izamara, Coordenadora da Casa Lar Marielle Costa, Assistente Social da Casa Lar Edjarlane Costa, Coordenadora Municipal do Criança feliz Joelma Gonçalves, Assistente Social da SEMED Leandro Oleotério. Conselhos Tutelares Presentes: São Miguel dos Campos, Satuba, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Feliz Deserto, Maceió. Região VI e Região VIII.

Acompanhe entrevista com a presidente Jailda Morais:
O que vai acontecer hoje?

 

Quais os benefícios desse evento?

 

O que é escuta protegida?

 

Dê exemplo da funcionalidade da escuta protegida.

 

O que é o SIPIA?

 

No caso de agressão de uma criança de 09 anos de idade, por exemplo, como funcionaria o SIPIA?

 

Quem foi convidado para participar do evento?

 

Qual convenio existente para a existência desse evento?