Com Cris Larangeira
[singlepic id=13957 w=320 h=240 float=right]A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência. Durante essa “passagem”, várias transformações biológicas (hormonal, comportamental e corpórea) ocorrem, surgindo assim, os caracteres sexuais secundários diferenciados de acordo com o gênero (masculino e feminino). Nas meninas, a puberdade ocorre entre 10 e 13 anos, já nos meninos por volta dos 12 e 14 anos. Durante a puberdade os órgãos sexuais ficam preparados para a reprodução.
Alguns caracteres sexuais secundários que aparecem são:
Femininos
– expansão óssea da cintura pélvica (bacia);
– princípio do ciclo menstrual (primeira menstruação ou menarca);
– surgimento de pelos nas axilas e púbis;
– depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
– desenvolvimento das mamas.
Masculinos
– surgimento de pelos nas axilas, púbis e peito;
– aumento em volume dos testículos e tamanho do pênis;
– crescimento de pelos faciais (barba);
– oscilação com posterior entonação da voz;
– alargamento dos ombros;
– desenvolvimento da massa muscular;
– aumento de peso e estatura;
– início da produção de espermatozoides e primeira ejaculação.
Hormônios e comportamento
Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período. Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos, mas sem permitir o exagero e desrespeito. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um profissional da área (médico ou psicólogo).
Os adolescentes têm a necessidade de fazer parte de um grupo, de sentirem-se pertencentes a uma comunidade, que partilhem interesses comuns, surgindo assim às amizades que são tão importantes para seu amadurecimento.
É um período de grande vulnerabilidade para drogas, gravidez e DST’s, portanto os pais devem está mais presentes e orientar seus filhos de forma amigável, pois a maneira como o diálogo será conduzido nesse processo atuará como divisor de águas na relação Pai x Filho e Adolescência x vulnerabilidade.