O caminho que um medicamento para alívio de uma simples dor de cabeça ou das reações de uma quimioterapia percorre é o mesmo até chegar aos pacientes atendidos na Santa Casa de Maceió. Quem cuida de todo o processo é a equipe de Farmácia, responsável pela seleção, padronização e dispensação dos medicamentos para as farmácias satélites do Complexo hospitalar.
De acordo com a gestora do Serviço de Farmácia do hospital alagoano, Lizete Vitorino, o trabalho é complexo e exige capacitação constante dos profissionais envolvidos no processo. “Participamos de várias comissões como a de padronização, farmácia e terapêutica, e de controle de infecção hospitalar, onde abordamos vários aspectos relacionados aos controles de qualidade necessários para a unificação até a aprovação dos materiais e medicamentos que serão utilizados no hospital”, explicou.
Com profissionais distribuídos nas unidades da Santa Casa de Maceió, os farmacêuticos e toda área administrativa trabalham para que os produtos cheguem às farmácias satélites de acordo com as necessidades de cada unidade de atendimento, a exemplo do Pronto Atendimento 24h e do Centro Cirúrgico.
“Nas farmácias satélites fazemos o atendimento das prescrições médicas, atendimentos de kits e OPME em blocos cirúrgicos, e atendimento em emergência e ambulatório, conforme a necessidade de cada serviço. Temos áreas de manipulação, como na oncologia e na nutrição parenteral, e de fracionamento de soluções orais, onde fazemos o preparo individualizado de medicamentos para esses pacientes”, explicou Lizete.
Cada prescrição médica é avaliada pela equipe antes que as medicações sejam disponibilizadas aos balconistas. Nessas prescrições são avaliados aspectos referentes a interação medicamentosa, controle de protocolos relacionados (TEV, Antimicrobiano, e de Alergias), além de vários cuidados relacionados ao medicamento. Todos os aspectos referentes à diluição, preparação e administração de medicamentos de alta vigilância são avaliados previamente para que os balconistas possam fazer as dispensações em cada farmácia satélite. Logo após a dispensação, esses medicamentos são preparados e administrados pela equipe de enfermagem nos pacientes.
“É uma grande satisfação podermos trabalhar todo um elenco de atividades relacionadas a atuação dos farmacêuticos dentro do ambiente hospitalar. O papel do farmacêutico clínico foi ganhando cada vez mais espaço na Santa Casa de Maceió, e, junto com a equipe médica, pode auxiliar no melhor resultado para pacientes em todos os graus de tratamento”, finaliza gestora do Serviço de Farmácia, Lizete Vitorino.