BCCOM Comunicação – Assessoria de Imprensa
Desde 2011 o Projeto Jovem Cidadão vêm proporcionando aprendizado, perspectivas e desconstruções de pensamentos em prol da coletividade e melhorias nas comunidades alagoanas. Patrocinado pela Petrobras, e executado pela FETAG/AL, o Projeto deixa em sua história o fator transformador na vida de centenas de jovens do estado.
Dessa forma, o Projeto Jovem Cidadão é lembrado entre seus participantes como um espaço fundamental para a união e percepção de futuro através de inspiração, aprendizado e conhecimento sobre os direitos conquistados. E nessa edição da série Jovens Inspiradores, traremos mais três exemplos de jovens que puderam aprender e repassar seus conhecimentos para suas comunidades. São elas: Izabel Silva de Mata Grande, Gleice Ferreira de Pão de Açúcar e Jéssica Nunes de Ibateguara.
Izabel, participante das duas fases do Projeto, destaca os conhecimentos adquiridos com o Jovem Cidadão e como a possibilidade da novidade tem o poder de transformar visões de futuro. “Com o Jovem Cidadão aprendemos sobre a valorização da nossa cultura. Passei a me engajar em movimentos sociais, em cultivar novos valores e dessa forma passamos a crer e aceitar o novo, a acreditar que o lugar do jovem é lutando por sua base”, explica.
A jovem cidadã de Mata Grande ainda ressalta que o aprendizado conjunto reforça para que novas histórias inspiradoras sejam contadas.
Já Gleice, recorda que o Projeto lhe inspirou a contribuir ainda mais com a sua comunidade através da formação de grupos de estudo e assistência. “Depois de participar da primeira fase, criei mais interesse pelas questões sociais. Me desenvolvi, participei da criação de um grupo de estudo sindical e o expandimos para as localidades vizinhas”, frisa a jovem de Pão de Açúcar.
O Grupo desenvolvido por Gleice e outros jovens também comporta o desenvolvimento da cultura através da produção de artesanato e de conjuntos de dança que envolvem diversos estilos como o Coco de Roda, Forró, quadrilha e hip-hop.
Gleice ainda contribui com visitas a sindicatos para promover maior aprendizado e troca de vivências entre as comunidades. Além de fornecer apoio a grupo de Quilombolas da região.
E Jéssica, a terceira jovem da edição dessa semana, relembra sobre as mudanças de pensamentos que adquiriu e a oportunidade que conquistou após sua participação no Jovem Cidadão. “Antes do Projeto eu tinha vergonha das minhas raízes, não sabia defender os direitos, não sabia da existência desses direitos e através do Jovem Cidadão, me libertei e conheci outras visões”, frisa a jovem de Ibateguara.
Jéssica após renovar seus pensamentos, se capacitar e lutar pelos direitos de sua comunidade, se integrou aos movimentos sociais e conquistou um espaço no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibateguara como Primeira Secretaria Geral e Coordenadora de Mulheres.
Sendo assim, o Projeto Jovem Cidadão ajuda a fomentar o espírito de cooperação entre as comunidades e renovar as esperanças de seus jovens e adultos agricultores para que permaneçam no campo, lutando por seus direitos e o de gerações futuras.