Sertão do Estado receberá Rota da Merenda Legal
Conteúdo publicado por Divulgação em: 24/06/2023 às 20:28h.
Compartilhe com mais pessoas

A realização do programa Na Rota da Merenda Legal, pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) tem apresentado os produtos da agricultura familiar e promovido debate com a comunidade escolar sobre a necessidade de levar um alimento saudável, de qualidade e produzido localmente para a alimentação dos alunos da rede pública de ensino. Após percorrer, em sua segunda edição, a região metropolitana e a zona da mata, o programa será recebido pela região do Sertão, no próximo dia 27, no município de Batalha. O encontro vai acontecer no Salão Paroquial Espaço Cristo Redentor, no Centro de Batalha, das 8h às 14h.

A programação conta com um bate-papo sobre a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE); debate entre gestores, apresentação do Case de Sucesso da agricultora Quitéria Andrade, do município de Bataha, e cooperada da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA). A tradicional Quitanda Coop vai expor os produtos da agricultura familiar .

Além de propor maior adesão e cumprimento da destinação percentual mínimo de 30% dos recursos do PNAE para aquisição dos gêneros da agricultura familiar, o encontro também vai destacar a importância da produção dos chamados alimentos minimamente processados, que também se fazem presente no mix das cooperativas da agricultura familiar. São eles: pães, bolos, biscoitos e doces artesanais fabricados por grupos e associações de mulheres agricultoras que buscam renda extra para suas famílias.

O público do Rota da Merenda é composto por diretoras escolares, gestores da administração pública, nutricionistas e merendeiras. O prefeito do município de Batalha, Wagney Dantas, será presença confirmada no evento.

Segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, a expectativa é que o evento ajude a reposicionar a produção da agricultura familiar no mercado de chamadas públicas da Região sertaneja. O Rota da Merenda Legal é realizado em parceria com o Sebrae Alagoas, Governo do Estado, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Rota da Merenda é uma iniciativa que vem ajudando ao nosso Estado a melhorar a alimentação das crianças e também compõe um prato cheio de oportunidades para o agricultor. O grande objetivo é efetivar a compra dos itens da agricultura dentre os 102 municípios”, declara Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

Tags: