Em 2017 a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de São Miguel dos Campos realizou uma série de ações para incrementar o setor. Capacitou profissionais, ampliou a aplicação de notificações para estimular a redução de acidentes de trânsito, e implantou o sistema eletrônico para combater irregularidades na concessão de alvarás.
Logo no início do ano passado, a SMTT realizou na Academia de Polícia Militar, em Maceió, um curso para 24 guardas municipais, que foram capacitados a realizar notificações de trânsito. O órgão intensificou a fiscalização e os agentes de trânsito aplicaram cerca de 1800 multas, de janeiro a dezembro, para coibir infrações e reduzir o número de acidentes.
A superintendência avalia que esse trabalho foi o responsável pela diminuição de mais de 30% do número de acidentes de trânsito comparados a 2016. Naquele ano foram contabilizados 150 acidentes de trânsito. Em 2017 esse número caiu para 100.
O município incluiu a SMTT no Renaif (Registro Nacional de Infrações), possibilitando a notificação de carros de outros estados em São Miguel. E para minimizar o descontrole e irregularidade na concessão de alvarás, a superintendência implantou o sistema eletrônico combatendo suspeita de fraudes.
Para conscientizar os motoristas sobre o respeito às leis de trânsito, a SMTT realizou a Semana do Trânsito. O evento contou com palestras de representantes de setores como a Polícia Militar de Alagoas e da SMTT de São Miguel e de Maceió. Também foi realizada a distribuição de panfletos para os motoristas nos sinais de trânsito.
E em outubro, o órgão realizou o “Dia “D” “Criança Feliz no Trânsito”, com distribuição de brindes, brincadeiras e eventos culturais para dezenas de crianças de escolas municipais. Além disso a SMTT fez um compêndio de todas as leis referentes ao órgão.
Junto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, a superintendência combateu crimes contra o patrimônio público, tráfico de drogas e fez apreensões de transportes clandestinos. E não foi só isso. A SMTT agora faz parte do Proforte (Programa de Fortalecimento de Ouvidorias Online da CGU) para atender as demandas da população.