[singlepic id=2898 w=320 h=240 float=left]O prefeito de Roteiro, Fábio Jatobá, não está mais afastado das funções. O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Sebastião Costa Filho, determinou, ontem (26), que o gestor voltasse ao posto. O afastamento de Jatobá foi determinado pelo juiz Helestron Costa. A decisão do magistrado também foi aplicada a Cícero Ferro, João Beltrão e Arthur Lira, todos indiciados pela Polícia Federal na Operação Taturana.
De acordo com Fernando Maciel, advogado de Jatobá, Costa Filho entendeu que o afastamento não se fazia necessário já que, à época das investigações que revelaram um rombo de R$ 300 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa, seu cliente ocupava o cargo de diretor da Casa de Tavares Bastos e ainda não era prefeito. Na semana passada, o presidente do TJ também suspendeu o afastamento de Arthur Lira.
A decisão
No último dia 16, Helestron Costa, da 17ª Vara Cível da Fazenda Pública, determinou o afastamento dos deputados estaduais Cícero Ferro (PMN) e João Beltrão (PRTB), do deputado federal Arthur Lira e do prefeito de Roteiro, Fábio Jatobá.
Em entrevista ao CadaMinuto, o magistrado explicou que o afastamento é uma medida cautelar, mas que pode ser prorrogado. Sobre os demais deputados indiciados, o juiz colocou que irá analisar se pedirá que eles se afastem dos cargos.
Decreto
Na última sessão do ano na Assembleia, no dia 19 de dezembro, os deputados aprovaram um decreto que impede que o Tribunal de Justiça de Alagoas determine o afastamento de parlamentares. Apenas os petistas Ronaldo Medeiros e Judson Cabral votaram contra.
Números do inquérito da Operação Taturana
Total de volumes do inquérito policial principal: 13
Total de apensos com seus volumes: 330
Número total de folhas do inquérito policial: 94.325
Total de laudos produzidos: 233
Total de pessoas ouvidas: 399
Total de pessoas indiciadas: 110, entre os quais um conselheiro do Tribunal de Contas, 15 deputados estaduais, 11 ex-deputados estaduais, um ex-deputado federal, dois prefeitos, três secretários municipais, cinco candidatos nas próximas eleições, seis bancários, 30 funcionários da ALE e 10 familiares de políticos.
Carros apreendidos: 30
Siga-nos no Twitter: @wp_noticias.com
Fonte: Agências