Teotonio Vilela despacha no Palácio Provincial no dia da Proclamação
Conteúdo publicado por Divulgação em: 17/11/2011 às 8:55h.
Compartilhe com mais pessoas

O governador Teotonio Vilela Filho transferiu a sede administrativa do Governo nesta terça-feira (15), data em que o País celebra 122 anos da Proclamação da República, para o município de Marechal Deodoro. A iniciativa acontece todos os anos – desde 2009, prevista em Decreto Estadual – em homenagem à data. Em seu discurso, o governador ressaltou a simbologia dessa iniciativa.

“É uma honra poder estar nesse Palácio impregnado de história, para transferir o governo para este município, que já foi a primeira capital de Alagoas e berço do proclamador Deodoro da Fonseca. Representa mais que uma cerimônia cívica, em reverência ao aniversário da Proclamação e ao homem Deodoro, líder inconteste, bravo guerreiro e proclamador da República do Brasil, mas um ato que promove muitas ações importantes e necessárias para também mudar a história do município”, afirmou.

O governador relatou, com emoção, a trajetória heroica de Deodoro que, de acordo com ele, teria deixado o leito, onde se encontrava enfermo, para evitar que acontecesse a guerra entre republicanos e monarquistas para que a transição política fosse feita em paz, para garantir a vida e a integridade física de D. Pedro II e toda a sua família. De acordo com Teotonio Vilela, o Brasil deve muito a esse homem, que além de promover a paz na transição política, foi autor de várias ações que até hoje fazem parte da vida brasileira.

“Devemos a Deodoro a abolição da pena de morte em tempos de paz, a instituição do casamento civil e a política de industrialização. Parecia que Deodoro estava antevendo, há mais ou menos 150 anos, que o maior polo de indústrias de Alagoas ficaria aqui, no município que leva o seu nome”, explicou.

Depois de relatar a história, Teotonio enumerou as características que fazem do município de Marechal Deodoro um dos mais importantes de Alagoas. “As belezas naturais, praia, lagoa, artesanato, gastronomia, folclore e música, fazem de Marechal Deodoro um município fundamental do desenvolvimento do nosso Estado: a indústria do turismo”, afirmou.

Em outra vertente, disse o governador, também funciona no município outra vertente que sustenta a economia alagoana, a produção de açúcar, com todo o futuro de crescimento já previsto para essa área. Além de outro setor em consolidação: o polo do plástico, com suas fábricas de PVC e MVC.

O governador enfatizou a importância da parceria com o município para o desenvolvimento econômico do Estado. “Essa solenidade marca e registra a força e a pujança desse município, que é governado com determinação pelo prefeito Cristiano Mateus, que tem garantido a parceria com o Governo do Estado para fortalecer a segurança jurídica para os investimentos que conseguimos captar para cá”, disse.

O chefe do Executivo estadual relatou as obras em curso no município e o cronograma de inaugurações previsto para 2012. “Hoje visitaremos as obras do viaduto no trevo da Praia do Francês, dentro da duplicação da AL-101 e o esgotamento sanitário, obras que concluiremos em 2012. Por isso repito: nesse Palácio carregado de História eu posso afirmar que Marechal Deodoro tem passado, presente e futuro”, garantiu Teotonio Vilela Filho. Também estiveram presentes prefeitos, deputados e o senador Benedito de Lira.

Instalado no Salão de Despachos do Palácio Provincial, sede da Prefeitura de Marechal, e acompanhado pelo secretariado estadual, Teotonio comandou as ações junto com o prefeito Cristiano Matheus. A programação contou com a assinatura de convênios e termos de compromisso e visitas ao Hospital 24 horas e a obras de infraestrutura no município, como o saneamento da Praia do Francês e o viaduto do trevo de acesso ao município.

As solenidades foram encerradas com um desfile cívico-militar, no final da tarde. O evento foi acompanhado pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo prefeito da cidade, Cristiano Matheus. Iniciado com a reverência do capitão Renilson Dantas ao chefe do Executivo, o desfile contou com a participação de guarnições da Cavalaria da Polícia Militar, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Marechal e das Forças Armadas do Brasil.

A banda da PM acompanhou a passagem dos oficiais. Além dos grupamentos militares, o desfile ainda contou com a participação de diversos colégios do município, que prepararam vestimentas especiais para festejar a data.