Terceiro dia da programação da 15a CineOP conta com presenças internacionais e destaca a trajetória da Tvdo
No site oficial da CineOP, filmes, masterclasses, debates e rodas de conversa movimentam o sábado, 05 de setembro
Conteúdo publicado por Divulgação em: 05/09/2020 às 7:36h.
Compartilhe com mais pessoas

Segue intensa neste sábado, 05 de setembro, a programação da 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Diretamente da tela de seu computador, tablet ou celular, o público poderá conferir a qualquer hora, no site oficial da CineOP, a extensa e diversificada seleção de 103 filmes (15 longas, 12 médias e 76 curtas) do evento. As produções de 15 estados, estão distribuídas nas mostras: Contemporânea, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Mostra Valores e Cine-Escola. Também movimentam a programação de sábado, duas masterclasses internacionais, debates, rodas de conversa e uma animada live show. As atividades e atrações da 15a CineOP seguem até dia 07 de setembro, pelo site www.cineop.com.br.

SAO PAULO/SP – 21.03.2015 – MOSTRA TIRADENTES SP 2015 –
SEMINÁRIO – O LUGAR DO CINEMA: TRÂNSITO ENTRE AS ARTES com Caetano Gotardo – cineasta – SP, Dellani Lima – cineasta, videodesigner e músico – MG, Tadeu Jungle – artista multimídia – SP, Mediador: Francis Vogner dos Reis – crítico de cinema e curador – SP. Foto Leo Lara@Universo Producao

Para quem prefere vivenciar em formato digital, uma experiência de mostra de cinema semelhante ao evento presencial, neste dia 05 de setembro, curtas da Tvdo e da Sessão Vídeo Popular estão entre os destaques da da seleção fílmica da equipe curatorial da 15a CineOP. Na Mostra Histórica, o público poderá conhecer um pouco da trajetória da Tvdo por meio dos filmes “Quem Kiss Teve”, “Heróis 2” e “Mocidade Independente”, dirigidos por Tadeu Jungle, entre outras produções. E também a expressão da realidade da comunidade da Baixada Fluminense da TV Maxambomba, nos curtas “Eleições: Lindomar Ribeiro” e “Um Preto Velho Chamado Catoni”, que tem direção de Valter Filé.

Na Mostra Contemporânea, destaque também para pré-estreias: do longa-metragem “Helen”, de André Meirelles Collazzo, e do média “Seres, Coisas, Lugares”, de Suzana Macedo, que integra a relação de filmes da Sessão Cine Vila Rica. Confira a relação completa de filmes destaques do dia no folder da programação da 15a CineOP, disponível no site www.cineop.com.br.

Masterclasses, debates e rodas de conversa

A Masterclass Internacional “As Telas nas Pedagogias da Pandemia”, abre a programação da 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto no sábado, 05 de setembro, às 10 horas. Inés Dussel, pesquisadora e professora do Departamento de Investigaciones Educativas DIE-CINVESTAV, no México, ministra a atividade que abordará como pensar formas de produção colaborativa de conhecimentos usando plataformas e redes cada vez mais controladas pelo capitalismo de vigilância. A Masterclass Internacional da Temática Educação terá mediação de Adriana Fresquet – curadora Temática Educação |RJ.

Às 11 horas, os Diálogos da Preservação do Encontro de Arquivos, contará com debate com o tema “Fiaf: Comunidade e Estratégias”. Uma conversa em torno das formas de atuação da Federação neste contexto de inédita crise mundial, que demanda o fortalecimento das redes de colaboração e solidariedade. A discussão contará com a presença de Christophe Dupin – administrador sênior da Federação Internacional de Arquivos de Filmes – Fiaf |Bélgica e a mediação de Ines Aisengart Menezes – curadora Temática Preservação |SP e José Quental – curador da Temática Preservação |RJ.

O percurso da Tvdo a será o tema do Encontro de Cinema, que será realizado às 12 horas. A Roda de Conversa aborda a trajetória e as ideias da produtora independente TVdo, que na década de 1980 realizou algumas das intervenções estéticas e narrativas mais inovadoras no vídeo brasileiro e na televisão aberta. Participam do Encontro de Cinema, Ney Marcondes – diretor e roteirista de TV |SP, Paulo Priolli – jornalista multimeios |SP, Pedro Vieira – roteirista, produtor e diretor de programas de TV e documentarista |SP, Tadeu Jungle – roteirista e diretor de cinema, TV e realidade virtual |SP e Walter Silveira – diretor de conteúdo e programação de TV e rádio |DF. A mediação será de Marcelo Miranda – crítico de cinema |MG.

Em seguida, às 14 horas, pelo Encontro da Educação, é a vez da Sessão 1 de Projetos Audiovisuais Educativos. Os projetos audiovisuais educativos vinculam telas e janelas para ver o mundo em tempo da quarentena. Esta primeira sessão conta com projetos dos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e do Distrito Federal e terá a mediação de Daniele Grazinoli |RJ e Felipe Leal Barquete |PB, coordenadores da Rede Kino.

Também às 14 horas, será realizada a 2ª Reunião de Trabalho dos Participantes do Encontro Nacional de Arquivos e Membros da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e a apresentação de relatório de atividades da ABPA 2018/2020, contará com a coordenação de Carlos Roberto de Souza – presidente da ABPA |SP e Débora Butruce – preservadora Audiovisual e vice-presidente da ABPA |SP.

A segunda Masterclass Internacional do sábado, com o tema “Cinemateca Portuguesa do Fotoquímico ao Digital”, será realizada às 16 horas. O diretor de acervo da Cinemateca Portuguesa, Tiago Baptista, é convidado a compartilhar suas reflexões sobre as ações de sua instituição no mundo digital. A presença digital da Cinemateca Portuguesa foi construída de forma gradual e consistente nos últimos anos. A pandemia de covid-19 obrigou o fechamento temporário das salas de cinema e aprofundou esse processo. O enfoque desta masterclass incide sobre os desafios para conjugar a nova dimensão do acesso digital com as missões de uma cinemateca – sobretudo em propiciar uma compreensão e uma experiência ampla do cinema. A mediação será de Ines Aisengart Menezes – curadora Temática Preservação |SP e José Quental – curador da Temática Preservação |RJ.

E às 18 horas, o Encontro de Cinema com o tema “Diferentes Perspectivas da Criação de Personagens no Documentário”, encerra a programação de discussões do sábado. Partindo dos filmes “Banquete Coutinho”; Seres, Coisas, Lugares e “As Constituintes de 88”, o debate discute as diferentes elaborações de personagens no cinema documentário. Participam da Roda de Conversa, Gregory Baltz, diretor do filme “As Constituintes de 88” |SP; Josafá Veloso, diretor do filme “Banquete Coutinho” |RJ e Suzana Macedo, diretora do filme “Seres, Coisas, Lugares” |RJ. A mediação será de Camila Vieira – curadora de Curtas da Mostra Contemporânea |CE.

Sesc Cine Live Show

A partir das 21 horas, é a vez do grupo Lamparina e a Primavera animar o Sesc Cine Live Show. A banda mineira, formada em 2017, vem de um caldeirão de influências que vão de Lenine e Nação Zumbi a Djavan e Parangolé. Tendo a cultura popular brasileira como norte e limites fluidos, o grupo mistura funk, forró, brega, maracatu e o que mais vier. Tudo nosso, tudo lindo. E o resultado é um caos harmônico, intenso, dançante e explosivo. Mas, especialmente, brasileiro. Lamparina e a Primavera é formada por Coto Delamarque (guitarra, syntetizador e vocal), Marina Miglio (vocal), Hugo Zschaber (vocal e percussão), Calvin Delamarque (baixo), Stenio Ribeiro (guitarra), Fabiano Carvalho (percussão e efeitos) e Thiago Groove (bateria). O cenário da live show gratuita é o Grande Teatro do Sesc Palladium e a apresentação estará disponível para todos através do site do evento www.cineop.com.br e pelo canal do Youtube do Sesc em Minas.

Sobre a 15a CineOP

A 15a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada, totalmente em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020. A programação está estrutura em três temáticas: preservação, história e educação e o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15a edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 3 a 7 de setembro de 2020

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria Especial de Cultura | Ministério Do Turismo | Governo Federal

* Sintese da Programação

ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XII FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
EXPOSIÇÃO CINEOP 15 ANOS
ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
LIVE SHOWS

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Universo Produção | (31) 3282.2366/ 9 9534.6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

ETC Comunicação – (31) 98454.7928 / 99742.7874 – Luciana d’Anunciação |luciana@etccomunicacao.com.br/ Jihan Kazzaz – jihan@etccomunicacao.com.br