Os vereadores Arsênio Martins (PSD), Café (PTC) e Jalon Cabral (PHS) aceitando serem entrevistados pelo portal, falaram sobre as várias dificuldades em que se encontra a cidade de São Miguel dos Campos.
Na entrevista é descrito vários problemas desde a área de saúde até a administração pública municipal como um todo. Os três vereadores corroboraram com a mesma ideia, a de que o caos está a cada dia se instalando em São Miguel dos Campos, e se não haver ações que vá de encontro a isso, o caos, nós seremos condenados a entrar em uma situação irreversível, podendo existir até intervenção do governo federal.
[singlepic id=13480 w=640 h=480 mode=watermark float=center]Abaixo, as entrevistas:
AL-Notícias: Arsênio Martins como você avalia a saúde em nosso município?
Ver. Arsênio Martins: Hoje! Precária. Há falta de medicamentos, de médicos, onde as enfermeiras são quem estão solicitando, encaminhando os pacientes com febres, diabetes e hipertensos ao hospital que para ser um serviço exclusivo dos postos de saúde, e como hoje não há médicos nos postos de saúdes, todos são encaminhados a Santa Casa, onde a mesma não a obrigação de realizar estes serviços, pois os serviços de emergências e urgências tem que serem feitos nos postos de saúde e logo após a triagem, não havendo de fato a condição para atendimento, aí sim são encaminhados ao hospital e que a Sec. Municipal de Saúde, ano passado recebeu cerca de R$ 25.000.000,00 (Vinte e cinco milhões de reais), e esse dinheiro não foi aplicado na saúde, e que tenho informações que o fundo municipal de saúde, que hoje era para servir de compras de medicamentos, material odontológico, e também para realizar compras no comercio miguelense. Isso é grande prova do descaso com a saúde municipal, onde o prefeito não tem o comprometimento com a situação.
AL-Notícias: Café como você avalia a situação do matadouro público, mercado público e praça de eventos?
Ver. Café: É descaso total. Como é de conhecimento da população geral através de várias fotos tiradas pelo nobre companheiro Arsênio Martins e Jalon Cabral na última visita que fizeram ao matadouro, não dá nem para imaginar como é que pode a gente consumir carne de boi de um local daqueles, mas aí o que aconteceu: o prefeito ficou de resolver a situação depois da última sessão na câmara de vereadores que tivemos e foi estimado um prazo de 30 dias para entrar em ação para sanar o problema. Esse problema não sendo resolvido, iremos levar ao conhecimento do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, lembrando que não temos interesses em ver o matadouro de portas fechadas.
Já na praça de eventos, o “homem” (prefeito), ensaiou uma reforma que não saiu sequer do papel, e nenhum tijolo foi posto, ou seja, nada do falado foi posto em prática e quando nós voltarmos do recesso iremos apurar mais o caso e saber o que está acontecendo, pois esse projeto é uma iniciativa de Roseane Santos quando era prefeita no ano de 2007 e que o dinheiro já estava nas contas prefeitura para esse fim, o de reformar a praça de eventos.
Quanto ao mercado público, o presidente da câmara e equipe de vereadores foram ao mercado e constataram a existência de algumas irregularidades e eles estão vendo esse caso, nós não vamos intervir agora, pois precisamos ver o que eles vão fazer, caso não solucione, aí sim nós iremos lá para ver com estão as questões das taxas, da limpeza da área do mercado, e não só de lá, pois não sei o que houve com o carro do lixo, o que faz coleta, pois os funcionários estão sem o uso devido de material de EPI’s, e ainda por cima estão trabalhando em uma caçamba e não mais no carro do lixo como era de costume vermos pelas ruas. Nós vamos atrás dessa informação e averiguar o que houve.
AL-Notícias: Jalon Cabral, como você avalia a questão do esporte?
Ver. Jalon Cabral: O esporte está em calamidade pública, por que! Nós estamos com um gestor que dizia que a gestão passada, era uma gestão que não gostava de esportes. E hoje esse gestor apenas simula gostar de esportes, pois promete algo que não pode cumprir, ficando de mãos atadas em não conseguem erguer o esporte no município. Nós temos um grande estádio aqui na cidade, sendo um dos maiores do estado e quem não há nenhum interesse da gestão pública em querer fazer o bom uso dele, como exemplo: colocar crianças ali para aprenderem a jogar futebol, atletismo e se tornarem destaque, mas cadê que não olham para o futuro!
O que deveria acontecer era a luta, não de nós da oposição, mas sim de todos os vereadores para resgatar o nosso esporte de uma forma geral. E dá valor aos nossos atletas que participam de várias modalidades existentes no município, como o futebol, voleibol, jiu-jítsu, futsal e outros.
AL-Notícias: Como você avalia a situação da educação no município?
Ver. Arsênio Martins: É o seguinte: vamos falar de 4 anos passados em que a cidade tinha como prefeita a então Roseane Santos e seu vice Marechal, os professores e o sinteal, não saiam da câmara reivindicando melhorias de salários, ajuda nas escolas e hoje o que eu fico espantado é que os mesmos professores e o sinteal não tem a mesma atitude de 4 anos passados, onde este prefeito da atualidade, não paga em dia a classe de educadores, e que sabemos que o FUNDEB é repassado rigorosamente todo o dia 20 de cada mês, e que hoje os professores estão calados, ou com medo, ou porque estão sendo beneficiados por “fora”, é o que eu entendo. Até porque na gestão da senhora Roseane Santos, o Sinteal estava todas às vezes na sessão da câmara com o nariz de palhaço, apitos para cobra dos vereadores uma tomada de atitude em seu favor. Hoje o prefeito não repassa os 4% da educação e os professores e o Sinteal estão omissos, calados, por que será? E uma classe que tem tudo para reivindicar, pois são formadores de opinião, que ensinam aos nossos filhos, quem o poder de mudar São Miguel dos Campos, e falando de educação lembramos também o abandono da manutenção dos ônibus que transportam os estudantes e vans que transportam funcionários. No caso dos ônibus a superlotação é espantosa, acontecendo um acidente com certeza haverá grande número de óbitos.
AL-Notícias: Como você avalia a questão da segurança pública.
Ver. Jalon Cabral: Mas um setor que está um grande abandono. Por quê? Pelo que fiquei sabendo o atual gestor ou alguém que está ao seu lado não acertou o ajuste de conduta com o estado e que tratava de doação de terrenos para a construção de bases comunitárias nos bairros e nenhuma obra foi iniciada sequer. A situação de insegurança é notória, onde as pessoas não podem nem ficar na frente de suas residências que são passivas de alvo de criminosos.
Na verdade é preciso haver uma grande preocupação com a segurança municipal, voltando às rondas comunitárias, dando total apoio à guarda municipal com equipamentos de qualidade para a boa atuação dos guardas, tendo uma boa vontade de querer fazer, pois dinheiro tem para isso. E no caso da SMTT, a questão de segurança para os motoristas e fiscalização nas ruas de procedência de veículos como motos, vans, ônibus coletivos em fim, está também um problema sério, muito sério.
AL-Notícias: Como você avalia o Lot Hélio Jatobá 3 e Chã do Coité.
Ver. Café: Ali, meu amigo, é onde mora o descaso de São Miguel dos Campos, se já tem descaso nas outras áreas, imagine ali, pois o povo tem que conviver com esgoto a céu aberto, lama no meio da “canela”, lixo acumulado porque não há coleta ali. E a mesma situação é para o Coité de cima.
AL-Notícias: Qual beneficio, que a casa construída no centro comercial de São Miguel dos Campos trás para o município?
Ver. Jalon Cabral: Quando fiquei sabendo da construção da casa por um telefonema que o presidente da câmara me fez, eu fiquei perplexo, ao que dizia que ali era para gerar um movimento maior no comercio, mas ao conversar com comerciantes o que tive como resposta foi de total reprovação com a construção da casa que é indevida e ilegal, e privada, e de único interesse do prefeito e do proprietário da hengenharque, caracterizando beneficio próprio, e segundo informações do presidente da câmara o Ministério Público aprovou a ideia.
Ver. Café: O único beneficiado com aquela construção é o prefeito. Pois aquilo chama-se toca de favores, e que o dono da hengenhaque é o Marcelo Lessa, só fez cobrar do prefeito os favores que deve a ele e pediu que fosse construído lá a casa, mas no meu entender não deveria ser feito ali no centro e sim e outro lugar como por exemplo, na praça de eventos que venderia os lotes do mesmo jeito.
Ver. Arsênio Martins: Já que a casa foi construída em via pública, porque não foi construída no Hélio 3, no Coité de cima e, a pós 90 dias essa casa ser doada para uma família? Mas não preferem perder destruindo aquela casa ao invés de doar para uma família carente. E toda a construção de fato não gerou nenhum beneficio para o município.
AL-Notícias: Como você avalia o São João aqui na cidade?
Ver. Jalon Cabral: O São João desse ano foi uma decepção, pois na entrada do atual gestor, ele impressionou, fez uma grande festa, mas e agora o que foi feito, foi uma vergonha, visto que a festa era “tarjada” como sendo uma das maiores festa juninas do estado e ele acabou com isso, e nós esperamos que ele reverta esse caso. E esse feito sucumbiu e refletiu no comercio miguelense num todo, pois várias pessoas deixaram de vir para cá. E ainda por cima ele criou uma briga política de capricho particulares, tentando extinguir a CDL pelo ACEM e que findou complicando ainda mais o caso e que está perdendo são os comerciantes. E até o carro que foi sorteado que era para ter uma contra partida do prefeito, não existiu, não sei como está esse caso, e o que tanto o presidente da CDL e o do ACEM devem unir forças e procurar o melhor para a cidade, pois a situação TEM JEITO, O QUE FALTA É PREFEITO.
AL-Notícias: Vereador Arsênio, Café e Jalon Cabral, o que você diz ao povo miguelense como mensagem de insentivo.
Ver. Arsênio Martins: Bom, que fique bem claro, que nós da oposição, não torcemos para que São Miguel não entre naquele dito: quanto pior melhor, não! Esperamos e torcemos que os prefeitos de São Miguel dos Campos, pois antigamente existia 3 prefeitos o Sr. Nivaldo, dona Roseane e o Sr. Marechal; hoje são 6, e todos eles são completamente incompetentes e o maior deles é o Sr. George Clemente, no qual eu votei nele e trabalhei para ele, e mais uma vez peço desculpas para aquelas pessoas que fui em suas residências pedir um voto de confiança a esse cidadão, que o mesmo não está honrando com cerca de 15000 votos que teve, para tentar mudar a figura do que existia em São Miguel dos Campos chamado de continuísmo, e ele está sendo pior do que o continuísmo, quando antes tínhamos saúde, educação, esporte, segurança pública, habitação e o hoje o que temos e o caos, caos… e como falei antes, nós da oposição esperamos que ele coloque o município nos trilhos o que acho completamente difícil, e que sabemos do entra no município, cerca de 10000000,00 (dez milhões de reais) e ele não sabe administrar. Logo não configura crise financeira, e sim crise administrativa.
Ver. Café. Digo que estou sempre a ajudar aos que nos procuram para um patrocínio, mas que acho uma vergonha, pois isso é uma contra partida da prefeitura, digo isso em relação ao esporte que deveria ter fortes investimentos no seguimento esportivo geral, mas…
Ver. Jalon Cabral. Peço ao povo miguelense que acreditem em Deus primeiramente, e que sejamos sempre lutadores, pois nunca desistimos, na pessoa do Jalon Cabral que sempre está ativo brigando pelo melhor para a população miguelense juntamente com os companheiros de oposição, não uma oposição destrutiva, mas sim construtiva. Lembrando: aqui eu nasci, aqui irei educar e criar meus filhos e aqui eu morrerei.