Você sabe o que é fato ou Fake?
Conteúdo publicado por Divulgação em: 16/10/2018 às 8:39h.
Compartilhe com mais pessoas

Acredito que muitos tenham escutado essas duas palavrinhas, “fato” e “fake”. Mas você sabe o significado? Em algumas redes sociais e alguns veículos de comunicação, estão passando sempre informações sobre esse assunto, estamos escutando todos os dias, principalmente neste período de eleição e agora que estamos na reta final do pleito eleitoral presidenciável, é que escutamos mais sobre o assunto.

Então, cada um de vocês devem está alerta com alguns conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular. Cabe a cada um de vocês esclarecer o que é notícia falsa (fake) e o que notícia verdadeira (fato).

Para você ter uma ideia de quando surgiu a primeira notícia falsa (fake), foi unicamente para beneficiar alguns grupos.

O primeiro caso de uma notícia falsa foi no período colonial, onde o leite era um alimento relativamente raro, e caro, como os senhores de Engenho não queria que fosse consumido pelos escravos, então, espalharam a notícia falsa, eles sabiam do alto consumo, por parte dos escravos, leite junto com manga, e daí começou a criar fatos dizendo que fazia mal o consumo desses dois alimentos juntos, até então uma maneira que eles encontraram para desanimar os escravos ao uso destes alimentos, pois quanto menor o consumo, maior a sobra para comercialização. E essa informação dura até o dia de hoje.

Para não compartilhar um boato quem não tem nenhuma fundo de verdade, “primeiro” deve ler o “contexto” de uma notícia e em seguida a publicação e fonte. Entretanto, são comuns conteúdos falsos, publicado com títulos em relação ao texto para manipular as informações verídicas.

Verifique-se as informações em que você recebeu, se foi alvo da verificação de grupos de checagem como o “Fato” ou “Fake”, que apontam em conteúdos com grande difusão na internet o que é falso e o que não é.