Gazetaweb
Bane ganha sotaque mexicano em ‘Arkham Origins’, que chega na sexta. Dubladores de Batman e vilões no game são os mesmos dos filmes
Um dos principais destaques da feira Brasil Game Show (BGS) 2013, que tem início em São Paulo nesta sexta-feira (25), o jogo “Batman: Arkham Origins” aposta na tendência de “importar” dubladores de filmes para aproximar o público dos personagens. Veja o vídeo ao lado.
Responsáveis pela interpretação de Batman e dos vilões Coringa e Bane na trilogia do homem-morcego assinada pelo diretor Christopher Nolan, Ettore Zuim, Márcio Simões e Guilherme Briggs levam para o game a experiência de anos no ramo, e currículos que reúnem vozes de personagens como Super-Homem, Buzz Lightyear (de “Toy Story”), as Tartarugas Ninjas e de atores como Will Smith, Denzel Washington e Leonardo DiCaprio.
“A gente está começando esse mercado, que tem tudo para dar certo”, conta Cristiano Torreão, diretor do projeto e dublador de mais de 20 filmes do ator Leonardo DiCaprio.
Em bate-papo com o G1 em um estúdio em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, os dubladores juram saber pouco de “Arkham Origins”, que será lançado para PlayStation 3, Xbox 360, Wii U e PC. Devido ao risco de vazamento de informações, os originais chegam superprotegidos aos estúdios.
“A cópia que usamos para dublar tinha o rosto ou só a boca. O resto é tudo preto. Para entrar no clima, fica cada vez mais difícil”, explica Simões, chamado para o trabalho por ter dublado o lendário Coringa do ator Heath Ledger em “O cavaleiro das trevas”, de 2008. “Comecei a fazer o Coringa em um desenho do Batman. Ele [Ledger] fez um papel sensacional e que me deu um trabalhão”, acrescenta o também responsável pelas vozes brasileiras de Will Smith, Danny Glover, Kevin Bacon, Alec Baldwin, Wesley Snipes, Kevin Spacey e Samuel L. Jackson.
A dificuldade de dublar sem imagens vale também para filmes do mercado norte-americano. Apesar do protagonismo vocal, o “Batman” Ettore Zuim garante que não assiste ao resultado final após a dublagem justamente porque considera que não pode fazer o seu melhor. “Não vi nenhum dos filmes porque a gente dubla sem ver. Prefiro não ver o filme depois”.
Bane com sotaque mexicano
Apesar de ter dublado Bane no filme “O cavaleiros das trevas ressurge”, o dublador Guilherme Briggs conta que precisou fazer adaptações no personagem para o game “Arkham Origins”.
“Eu acrescento o ‘background’ dele. O Bane do filme é da Liga dos Assassinos, é um terrorista. Já o Bane do jogo tem a gangue dele, é mexicano, já é bem diferente”, diz, citando as principais diferenças entre as dublagens.
Segundo Briggs, o dublador de um game precisa gravar várias possibilidades para uma mesma situação. “‘O Coringa está vindo aí, não podemos deixar que ele entre no armazém’. Aí outra opção: ‘O Coringa está vindo aí, não podemos deixar que ele entre no cais’… Ou ‘entre no navio’, ou ‘entre no prédio’, ou ‘entre na sua casa’. Como é muito repetitivo, o artista tem de tomar cuidado para não entrar no automático. Tem de se preocupar em ser variado, em dar várias inflexões”.
O jogo
A nova aventura irá recontar os primeiros anos de Bruce Wayne como detetive mascarado e antecede as histórias dos títulos “Batman: Arkham Asylum” (2009) e “Batman: Arkham City” (2011). O enredo do jogo se passa “antes do surgimento dos vilões e assassinos mais perigosos de Gothan”, mostrando um personagem “jovem, cru e não refinado”, como antecipou o teaser divulgado em maio. O herói terá de enfrentar oito assassinos que chegam em Gotham City na véspera de Natal para matá-lo.
O novo game terá um modo de combate entre jogadores online inusitado. Em vez de tradicionais combates entre jogadores no popular um contra um, o game terá partidas de dois contra três contra três (“2 vs 3 vs 3”, no original). Dois jogadores serão Batman e Robin, e deverão enfrentar outros seis jogadores, que controlarão os capangas de Coringa e Bane.
Brasil Game Show
Haverá 16 estações do novo “Batman” para jogar na Brasil Game Show já com a dublagem em português. O evento terá outros destaques da Warner e da Electronic Arts, como “Fifa 14”, “Battlefield 4” e “Lego: Marvel Super Heroes”.